Como habilitar o suporte a CMYK no GIMP

10.27
CMYK é um sistema de cores amplamente utilizado pelos profissionais da área do design, hoje vamos aprender como habilitar a possibilidade de trabalhar com Cores CMYK no GIMP.

Como habilitar o suporte a CMYK no GIMP

Veja como habilitar o suporte a CMYK no GIMP


Acredito que se você está lendo este post deve ter uma ideia pelo menos básica do que é um sistema de cores, normalmente são pessoas que trabalham profissionalmente com Design que se apegam a estes detalhes, pessoas comuns que fazem edições de vez em quando, seja no GIMP ou no Photoshop na maioria das vezes não se importam com isso, por isso não vou entrar em detalhes sobre "o que é CMYK" mas se você tiver interesse em aprender e estudar um pouco mais o artigo na Wikipédia será bem esclarecedor.

Recentemente publiquei um vídeo no canal do Diolinux no YouTube onde comentei a possibilidade de trabalhar com Design profissionalmente no Linux, inclusive você pode conferir o vídeo logo abaixo:


E quem for ler os comentários, tanto no próprio vídeo com nas redes sociais vai ver que os profissionais que se manisfestaram lamentavam o fato do GIMP não ter suporte a CMYK nativamente, apenas RGB.

Pensando nisso resolvi fazer este post para amenizar um pouco as coisas e de quebra quem sabe ajudar a essa galera que quer trabalhar com o GIMP usando CMYK e não estava conseguindo.

Separate Plugin, convertendo RGB em CMYK

Infelizmente pelo que vi ainda não é possível criar uma imagem já com CMYK "de largada" mas você pode converter ela depois de RBG para CMYK através de um plugin chamado "Separate", então a primeira coisa que temos que fazer é instalar este plugin, para isso basta clicar no botão abaixo.


Se você usa outro sistema que não o Ubuntu procure pelo pacote "gimp-plugin-registry" sem aspas, ele deve estar no repositório oficial.

Uma vez instalado o plugin agora vamos baixar os padrões de cores da Adobe para poder utilizar no GIMP com CMYK.


Agora que você baixou os padrões de cores, extraia o conteúdo do arquivo que você baixou para a sua pasta home, ou qualquer outra pasta que você queira.

Vamos lá. abra o GIMP e clique no menu Editar >> Preferências e na opção "Gerenciamento de Cores" deixe com esta configuração do Print abaixo.


Agora para transformar um projeto normal (rgb) em CMYK basta abrir o arquivo (foto, imagem, etc) ir até o menu "imagem", bem no final deste menu você deve encontrar a opção "separate" e dentro dela a opção "separate" mais uma vez, se você configurou os padrões de cores corretamente deve funcionar sem maiores problemas.

CMYK no Ubuntu

Para facilitar o seu entendimento eu gravei um pequeno vídeo mostrando o procedimento, desde a seleção dos plugins até a conversão de RGB para CMYK.




Com isso você terá pelo menos o básico para trabalhar com este padrão de cores no Linux, uma outra coisa que vale ressaltar é que se você achar que o resultado final não ficou como você queria, dentro do arquivo com os padrões de cores da Adobe existem muitas outras opções, você pode ir testando até achar uma que fique melhor para você.

Ajude essa a informação a chegar as outras pessoas, compartilhe!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Artikel Lainnya

Previous
Next Post »
Blogger
Disqus
Pilih Sistem Komentar Yang Anda Sukai