Como atualizar do Ubuntu 14.04 LTS para o Ubuntu 14.10

10.38
Veja nesta matéria como atualizar o seu Ubuntu 14.04 LTS para a nova versão 14.10 Utopic Unicorn sem precisar formatar o sistema.


Aprenda a atualizar o Ubuntu de uma versão para a outra


Agora que o Ubuntu 14.10 foi lançado muitas pessoas ficaram curiosas com a nova versão, e também com aquela vontadezinha de usar o "Utopic Unicorn".

É uma pergunta comum no mundo Linux, "Dá par a atualizar o Ubuntu de uma versão para outra sem formatar?", e a resposta é, sim, dá.

Como fazer esta atualização


Antes de fazermos a atualização em si é necessário tomar algumas precauções, na maioria das vezes quando alguém me apresenta essa dúvida eu sempre digo que a melhor formatar do zero com o sistema novo, isso porque podem ocorrer alguns conflitos especialmente com os PPAs que por ventura você tenha adicionado. Então a primeira coisa que você fará será desabilitar os PPAs antes de atualizar, para fazer isso abra o menu do Ubuntu e abra o aplicativo "Programas e atualizações".

Configurações de PPAs no Ubuntu

Na imagem acima você tem um exemplo da janela que vai se abrir, na aba "Outros Programas" desmarque todos os repositórios que você adicionou manualmente através dos PPAs, resumindo, desmarque todas as linhas que começarem com "http".

Agora clique na aba ao lado "Atualizações", na opção "Notificar-me de uma nova versão do Ubuntu" altere a configuração para ficar como na imagem abaixo "Para qualquer nova versão".

Atualizações no sistema


Pode fechar o o software agora, o próximo passo é atualizar o sistema propriamente dito, abra o menu do Ubuntu novamente e procure pelo aplicativo "Atualizador de Programas", aguarde enquanto ele verifica pelos novos pacotes de software.

Atualize o sistema

Se esta tela aparecer apenas clique em "Atualizar..." e aparecerá a tela abaixo:

Atualização do Ubuntu 14.04 LTS para o Utopic Unicorn


Clique em no botão "Atualizar" e vá tomar um café enquanto o procedimento acontece, depois de tudo reinicie o computador, pronto, você já está com o novo Ubuntu.

Opinião

Para finalizar gostaria de dar "os meus dois palitos" sobre o assunto, particularmente não pretendo atualizar o sistema da versão 14.04 LTS em minhas máquinas de trabalho, especialmente por isso, por que são de trabalho e o LTS está muito estável e funcional, para o lado do Ubuntu 14.10 podemos levar em conta que o sistema está com programas mais atualizados, novo Kernel e uma nova versão do Unity que aparenta estar mais rápida, essas atualizações, mais cedo ou mais tarde devem chegar ao LTS também, pode ser questão de preferência mas prefiro instalar tudo "do zero" a atualizar assim, mas isso sou eu...

Enjoy!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Artikel Lainnya

Previous
Next Post »
Blogger
Disqus
Pilih Sistem Komentar Yang Anda Sukai