Debian voltará ao Gnome como desktop padrão

12.06
Não muito tempo depois de definir o XFCE como desktop padrão do Debian a distribuição voltará as raízes e passará a utilizar o Gnome mais uma vez.

Gnome volta a ser o desktop do Debian
Imagem: thrivenotes

Debian volta ao Gnome por conta do Systemd




A não muito tempo atrás anunciávamos aqui no blog a mudança de ambiente desktop padrão do Debian para o XFCE mas como havia sido noticiado no artigo em questão a mudança parecia não ser definitiva e ainda seria reconsiderada antes do congelamento da nova versão que deve acontecer no final deste ano.

Aparentemente o fator decisivo para a volta ao Gnome foi o sistema de inicialização Systemd que segundo Joey Hess, o mesmo que havia comunicado a mudança para o XFCE, tem melhor compatibilidade e integração com o Gnome, seguido de perto pelo MATE.


Segundo a declaração de Hess os outros ambientes ainda precisam receber vários ajustes para chegar no mesmo nível de compatibilidade que o Gnome tem com o Systemd, outro motivo que foi levado em consideração foi que os usuários de Debian que usam o XFCE são um pequeno número, assim como os usuários do MATE que ainda tem "o agravante" de ser um ambiente relativamente novo, coisa que aparentemente o Debian não curte muito, a preferencial do pessoal por lá são ambientes que possuem vários "anos nas costas" de trabalho e correção de bugs.

Um dos motivos do Debian ter abandonado temporariamente o Gnome seria o tamanho da ISO de instalação, mas aparentemente este problema (não tão grande) foi ignorado em prol de outros benefícios.

E você que usa Debian, qual a sua opinião?

Artikel Lainnya

Previous
Next Post »
Blogger
Disqus
Pilih Sistem Komentar Yang Anda Sukai