Como habilitar o Unity 2D no Ubuntu 14.04 LTS

12.44
Veja como otimizar a performance do Ubuntu em Netbooks e computadores com hardware mais modesto.

Unity-2D-Ubuntu-1404-LTS-netbooks

Veja como retirar as transparências e efeitos do Ubuntu para deixá-lo mais leve


Depois que o meu Notebook quebrou eu fui obrigado a usar o meu Netbook para trabalho mas o coitado apesar de batalhador possui um hardware muito inferior ao que eu normalmente uso para executar as minhas tarefas do dia a dia. 

Para você ter uma ideia ele é um Netbook com processador Centrino da Intel com apenas 1 núcleo de 1.4 Ghz e singelos de 2 GB de RAM.

O pulo do gato #1 - usando uma versão remasterizada


Sem querer puxar a sardinha para o meu lado mas já puxando, o Ubuntu que eu estou utilizando é a versão remasterizada por mim mesmo com uma série de modificações em prol do desempenho do sistema, você pode ler mais sobre ela aqui neste link, como toda boa remasterização, tudo o que foi aplicado nela pode ser feito no sistema original também.

O pulo do gato #2 - Habilitando o Unity 2D


Quem chegou a usar as primeiras versões do Ubuntu com Unity deve se lembrar que existia nativamente a opção 2D do sistema, sendo que a 3D seria está cheia de transparências e firulas que deixam o sistema muito mais bonito mas inevitavelmente mais pesado.

Fazendo mais um suposição aqui, talvez você tenha encontrado um pacote chamado "Unity 2D" na Central de Programas do Ubuntu e se tentou instalar na versão 14.04 deve ter percebido que ele não é compatível, e realmente o que vamos fazer não tem nada a ver com ele.

Ativando o Unity 2D


Não sei se este seria o nome mais adequado mas o resultado obtido é mesmo das versões antigas, remoção de transparência e efeitos, veja como fazer:


1 - Abra o seu terminal
2 - Digite (copie/cole):
gedit .xprofile
3 - Dentro do arquivo que abrir cole:
export UNITY_LOW_GFX_MODE=1
Cole a linha acima e deixa como está na imagem abaixo

4 - Clique em "Salvar" ou "Save"
5 - Reinicie o computador ou encerre a sessão e logue-se novamente.

Mudança no desempenho


Para o meu Netbook o desempenho foi notável, o sistema já estava rodando de maneira satisfatória anteriormente mas agora está muito mais rápido, obviamente que o Unity ficou mais feio (coitado) desta forma mas a sua funcionalidade, que é o que me faz usar o Unity num computador destes ao invés do Lubuntu ou Xubuntu, continua boa como sempre.

Você pode ver um exemplo de como fica a Dash do Unity depois de habilitada esta opção na primeira imagem desta matéria.

E se você quiser otimizar o sistema ainda pode dar uma passada neste artigo aqui onde juntamos um monte de dicas para aprimorar o desempenho do sistema.

E aí curtiu a dica, então compartilhe meu amigo, uma mão lava a outra certo? =D

Até a próxima!

Artikel Lainnya

Previous
Next Post »
Blogger
Disqus
Pilih Sistem Komentar Yang Anda Sukai